quarta-feira, abril 28, 2010

Maratona Futsal Verão MasterFoot

A Maratona Futsal Verão MasterFoot irá realizar-se dia 28 de Maio de 2010, entre as 21h e as 5h nos Campos Cobertos do espaço AirFut (Relva Sintética) e esta edição contará com 32 equipas.

Estamos a oferecer um desconto de 10 euros sobre o valor da inscrição às equipas participantes que liquidem o valor da inscrição até 7 de Maio.
Não fique de fora, inscreva-se já em antes que as vagas se esgotem!

Mais informações: carolina.santos@masterfoot.pt

www.masterfoot.pt

terça-feira, abril 27, 2010

MEIA-FINAL INTERCLUBES SÉNIORES B

Chegou a hora da verdade, ou ficamos entre as 4 melhores equipas de Lisboa da 3ªDivisão, ou acedemos ao Campeonato Nacional de Equipas que conta com as 8 melhores equipas do país (passam 2equipas por região, ou seja, o Campeão e o Vice-Campeão Regional).

O encontro esta marcado para Sábado, dia 1 de Maio, a partir das 14h no Clube de Ténis da Boa-Hora, situado na Rua da Aliança Operária nº 41.

Fica o convite para o momento mais importante da Equipa de Interclubes Séniores B do CTA desta época, senão mesmo, o de sempre! Contamos com o vosso apoio.





Torneio de Voleibol 4x4

Torneio de Voleibol 4x4
Data: Próximo sábado, 1 de Maio, às 14:30
Local: Pavilhão Gimnodesportivo de Alvaiázere
Inscrição:

- 2€/participante
- Data limite: 29 de Abril
- Limite de equipas: 4 F e 4 M

Direito a:

- 1 água/participante
- certificado de participação
- medalhas para 1º lugar
- Cada equipa disputa pelo menos 3 jogos
- Pontuação para o prémio "Desportista do Ano 2010"

 
 
Preencher Anexo e enviar para janovxki_desporto@hotmail.com:

- Ficha de inscrição


- Regulamento do torneio: Solicitar

Torneio Social do CTA 1º de Maio

domingo, abril 25, 2010

Dia mundial da dança nos ESTEIROS - FMH

O dia mundial da dança acontece já na próxima 5ªf, 29 de Abril. Com o espírito da partilha, da convivência, da espontaneidade em contexto ecológico e sem querer perturbar o quotidiano académico, a UCP Dança decidiu comemorar este dia simbólico, como tem sido apanágio de há "muitos e muitos anos". Neste sentido abrimos as nossas aulas práticas da manhã (Dança Teatral, Danças Sociais e Fundamentos da Expressão e Comunicação) à comunidade FMH, culminando com o já tradicional PIC-NIC nos jardins do Ed. Esteiros, entre as 13h e as 14h.




Caso queiram participar das aulas devem enviar, por e-mail, até 4ªf, 28 de Abril - 14h, para o docente responsável, o vosso nome para que a aula seja planeada em função da população participante, assim:


9h30m - 10h30min - DANÇA TEATRAL (Clássico? Moderno? Contemporâneo? venham e descubram talentos que julgavam perdidos ou nunca adquiridos ) - maria joão alves, mjalves@fmh.utl.pt


10h.30m - 11h30min - DANÇAS SOCIAIS (line dances? tradicionais portuguesas? rumbas???????? venham descobrir o mistério) - margarida moura, mmoura@fmh.utl.pt


11h30min - 12h30min - FUNDAMENTOS DA EXPRESSÃO E COMUNICAÇÃO (jogos de mímica? situações dramatizadas? improvisações criativas? partilhadas????? só fazendo saberá). - elisabete monteiro emonteiro@fmh.utl.pt


Caso queiram participar no Pic-Nic contactem o secretariado da dança, Teresa Violante, tviolante@fmh.utl.pt para informarem ou perguntarem sobre o que trazer no sentido de ajudar na marmita colectiva , ou seja no nosso simpático "tira gosto", "mata bixo", "repasto", enfim!!!!! (que se quer diversificada, colorida e com possibilidade de escolha).

quarta-feira, abril 21, 2010

Circuito School Eventos/FPT - 37 mil euros a distribuir no relançar da competitividade

A Federação Portuguesa de Ténis (FPT) e a empresa “School Eventos” assinaram nesta quarta-feira o protocolo de criação do Circuito School Eventos/FPT, que, segundo os responsáveis das duas entidades, vai permitir relançar a competitividade no ténis nacional.


Este circuito, de 24 de Abril a 21 de Novembro, inclui onze provas, incluindo o Campeonato Nacional Absoluto, e está garantida a atribuição de "prize-money" em todas as competições, de Norte a Sul de Portugal.
O presidente da FPT, José Maria Calheiros, que anunciou o Nacional Absoluto de 6 a 17 de Outubro nos courts do Jamor, destacou a importância deste novo projecto para incentivar a participação dos tenistas portugueses, tanto a nível sénior como júnior.
Os prémios financeiros do circuito totalizam 37.000 euros, sendo os torneios divididos em três categorias: Ouro ("prize-money" superior a 3000 euros), Prata (até 3000 euros) e Super-Série (Campeonato Nacional Absoluto), sendo que o valor do prémio depende de uma parceria.
“A FPT não vai gastar dinheiros públicos com o circuito, dando apoio a nível de arbitragens, bolas e água”, revelou ainda José Maria Calheiros.



O circuito acaba por ter uma boa distribuição geográfica (seis competições no Norte e cinco no Centro/Sul): Anadia, Oliveira de Azeméis, Póvoa de Vazim, Vila do Conde, Espinho, Alenquer, Odivelas, Oeiras, Corroios, Faro e Jamor.
Fernando Pedro Soares, administrador da “School Eventos”, sublinhou a importância de haver mais provas, de modo a permitir aos atletas poderem fazer atempadamente a calendarização dos torneios em que vão participar.
“Este projecto é apenas uma semente e esperamos em 2011 estar mais fortes, tornando-o cada vez mais ambicioso, sempre com o intuito de, em conjunto, fazer o melhor para o ténis”, referiu o responsável da “School Eventos”, que assume toda a parte operacional, em colaboração com os clubes.



O Open de Odivelas é o torneio que inaugura o Circuito já no dia 24 de Abril. José Gaspar, presidente do Ténis Clube da Póvoa de Santo Adrião, onde irá decorrer a prova, garante que vê os atletas mais motivados pela existência do circuito e de "prize-money".
“Penso que a criação do circuito aumenta o nível competitivo do ténis português”, defendeu.

In: FPT

terça-feira, abril 20, 2010

segunda-feira, abril 19, 2010

domingo, abril 18, 2010

Nesta tarde de Domingo, dia 18 de Abril, completou-se a jornada em atraso que tinha sido suspensa por culpa das condições climatéricas, onde o CTA se deslocou ao estádio nacional para defrontar a equipa do CTJamor. Foi a primeira vez que a nossa equipa sentiu o sabor da derrota nesta época ao perder por 3-2, mas ainda assim este encontro só serviu para decidir o vencedor do grupo, sendo que o CTA passou o grupo em 2ºlugar. Eis os resultados:

1ºSing: Luís Ferreira vs Vasco Pascoal: 0/6; 3/6
2ºSing: Bruno Pedro vs Bernardo Saraiva: 6/2; 2/6; 6/3
3ºSing: Lucas Pinto vs Vasco Valverde: 2/6; 1/6

1ºPar: Bruno Pedro/ Hugo Gonçalves vs Bernardo Saraiva/ José Maria Tanqueiro: 6/4; 6/1
2ºPar: Luís Ferreira/ Nuno Espinha vs Vasco Pascoal/ Vasco Valverde: 1/6; 3/6

Entrevista com Bruno Silva


Nome: Bruno Silva
Idade: 21
Profissão/ões: Treinador de Ténis, Professor de Ginástica Escolar, Instrutor de Fitness e Personal Trainer.
Nível de treinador: Nível 1
Raquete: Tecnifibre.


Falando um pouco sobre ti:
 
1)Qual a tua situação ao nível do ensino escolar, trabalhas para alem de dar aulas?
Eu já terminei a licenciatura e por isso estou só a trabalhar. O meu trabalho consiste não só apenas nos treinos de ténis mas também estou a trabalhar num ginásio, onde também dou aulas de ténis, sou Personal Trainer, dou aulas de grupo (Body Step, Localizada); trabalho ainda num colégio, onde dou aulas de ginástica a pequeninos.

2) Depois de terminada a licenciatura, pretendes seguir os teus estudos para o mestrado? Sentes que a licenciatura te ajudou no desempenho de treinador de ténis?
Para já o mestrado ainda não está em mente. Optei por aceitar as minhas propostas de trabalho e estar a 100% para todas elas. Graças à licenciatura, sinto que tenho capacidade para aprofundar um pouco mais o ténis, tanto ao nível técnico, como também ao nível táctico e mental.

3) Quais são os teus objectivos pessoais e desportivos?
O meu objectivo pessoal é construir uma família!!! Este sim, é o meu objectivo supremo, acima de qualquer coisa. Em termos desportivos, o meu objectivo é conseguir elevar o nível do ténis em Portugal e ajudar as pessoas que precisam dela. Não sinto a necessidade de ser reconhecido pelos melhores, mas sim, a necessidade de sentir que as pessoas que passaram por mim estejam agradecidas do trabalho que desempenhei com elas.

4) Quais são as maiores dificuldades que tens sentido para os conseguir atingir?
Até agora, não tenho enfrentado grandes dificuldades, só mesmo aquelas dificuldades habituais pelas quais todos passamos caso nos empenhamos ao máximo naquilo que fazemos (como a gestão de tempo, por exemplo).

5) Para além da tua licenciatura, tiveste ou tens algum interesse em especializar-te em outra área?
Ainda não!

6) Quais são as teus jogadores/as preferidos/as?
Roger Federer
Luís Ferreira =D

7) O que gostas de fazer nos teus tempos livres?
Namorar (agora não porque não tenho namorada), fazer desporto!

Falando um pouco da tua carreira de jogador:

1) Com que idade começas-te a jogar ténis? Onde treinaste e qual a tua situação actual?
Comecei com 5 anos a bater umas bolas na parede e comecei a treinar com 6 anos no Clube de Ténis de Sintra. Passado cerca de 2 anos fui para o Clube de Ténis Jamor. Já tive também no Centro Nacional de Treinos, no Ace Team e por fim voltei ao Jamor.
Agora, já não tenho tempo treinar e jogar torneios devido à carga de trabalho.

2) Quais são os momentos mais felizes da tua carreira como jogador, que desejas destacar?
São inúmeros. Mas um que eu gostava de destacar foi o internacional nos Açores e os torneios de existiam na altura no Clube de Ténis do Jamor, o torneio Alfa Romeo e Selecções.

3) Qual o teu melhor ranking atingido? E em que escalão?
Já fui o nº2 e penso que foi no Escalão de Infantis, mas não tenho a certeza!

4) Falando um pouco sobre o teu estilo, que tipo jogador é que eras? Mais ofensivo ou defensivo? Qual a pancada em que te sentias mais confiante?
Era um jogador defensivo devido à minha estatura, mas ao longo do tempo fui-me tornando mais ofensivo, à medida que fui ganhando mais força. Sentia mais confiança na direita e no smash.

5) Depois de deixares a tua carreira de jogador, alguma vez voltas-te a pensar em regressar às competições? E o que levou a desistires da tua carreira de jogador?
Já voltei a pensar jogar, mas vi que estava na altura de investir no meu futuro. O que me levou a desistir foi a paixão por todas as modalidades, incluindo o fitness, e que me tira tempo para praticar mais a minha modalidade preferida.

6) Praticas-te mais algum desporto para além do ténis?
Sim.



Falando agora da tua carreira de treinador:


1) Qual é o teu horário de trabalho nas aulas de ténis? Quantos alunos tens a teu encargo?
2ª: 2 horas; 3ª: 4 horas; 4ª: 4 horas; 5ª: 2 horas; 6ª: 2 horas; Sábado: 4 horas.
Na totalidade, tenho cerca de 100 atletas.

2) Quais os clubes em que já desempenhas-te a tua função de treinador?Clube de Ténis do Jamor e Solplay Health Club.

3) Quais são os momentos mais felizes da tua carreira de treinador?
Ainda não tenho muitos, mas foi ver o meu primeiro grupo de formação a subir de rendimento e a subir de nível.

4) No futuro, o que prespectivas desenvolver ou estudar a nível desportivo? Tencionas formar-te ainda mais?
Tenciono estar constantemente em formação para estar actualizado ao desenvolvimento do ténis, tanto a nível nacional como internacional.

 Nota: Para consulta do hitórico de ranking´s do Bruno, consultar http://www.tenis.pt/index.php?license=20778&ano2=-1&option=detalhes_ranking&stg=&cima=&act=pdf

sábado, abril 17, 2010

Interclubes Séniores B nas meias finais!!!


Hoje a nossa Equipa de Interclubes Séniores Masculinos B, adquiriu o passaporte para a fase seguinte, as meias-finais, após vitória convencente por 5-0 sobre o Colégio Vasco da Gama. 

Eis os resultados:



1ºSing: Luís Ferreira vs Alexandre Caruço 61 62
2ºSing: Bruno Pedro vs Rafael Martinho 63 61
3ºSing: Lucas Pinto vs Diogo Pedro 62 62

1ºPar: Luís Ferreira / Nuno Espinha vs Alexandre Caruço / Miguel Pedro 64 60
2ºPar: Bruno Pedro / Hugo Gonçalves vs Diogo Pedro / Rafael Martinho 61 64 

sexta-feira, abril 16, 2010

Beach Tennis

Aqui vai uma boa oportunidade para os amantes do ténis... e da praia :)


Para mais informações contactar-me.

Lisboa Open Racket - FPT Séniores


Site do Clube/Torneio:
http://www.lrc.pt/

Quadro do Torneio:
http://www.lrc.pt/torneios/Quadros%20Sing%20Masc.pdf

Ordem de jogos:
http://www.lrc.pt/torneios/Ordem%20Jogos%206a%20feira.pdf

Nota: Para ver o cartaz do torneio maior, basta clicar na imagem.

quinta-feira, abril 15, 2010

terça-feira, abril 13, 2010

Torneio Social da Junta de Freguesia da Venteira

No Sábado do dia 10 de Abril, terminou o torneio social da Junta de Freguesia da Venteira no Clube de Ténis da Amadora, que contou com a participação de aproximadamente 100 atletas, divididos em 8 categorias. Os Vencedores e Finalistas foram os seguintes:


Parabens a todos os participantes, e em especial aos vencedores.


Recolha de sangue na Associação de Estudantes da FMH

Nota: Para mais informações, contactar-me em luisferreira_7@hotmail.com

quinta-feira, abril 08, 2010

Interclubes no Jornal da Região

Na edição de 31 de Março de 2010, o Jornal da Região da Amadora preparou-nos uma surpresa, publicitando as Equipas de Interclubes que nesta época representaram o CTA.
Para consultar o jornal em questão e respectiva edição, basta procurar no seguinte endereço:
http://www.jornaldaregiao.pt/edicoes.htm

Um agradecimento especial ao Jornal da Região pelo apoio.


Nota: Para ver a imagem basta clicar. Caso não consigam aceder à edição é favor contactar-me (luisferreira_7@hotmail.com) para vos enviar a respectiva edição em formato PDF.

domingo, abril 04, 2010

Entrevista com Patricia Guerreiro



Nome: PATRÍCIA GUERREIRO
Idade: 17 ANOS
Profissão: ESTUDANTE
Treinador: JOAQUIM NUNES
Treinos Semanais: 5
Ranking: 3ª A SUB 18 E 16ª A SENIORES
Raquete: WILSON, K FACTOR




1) Desde que idade jogas ténis? Onde treinaste e qual a tua situação actual?
Jogo desde os meus 11 anos, ou seja ja jogo ha 6 anos. Ja treinei no Colegio do Vale com o Joao Marques,2 anos ; ja treinei no Clube Recreativo e Desportivo Brasileiro e Rouxinol (CRDBR) com o Andre Pereira, 2 anos ; ja treinei no Clube de Tenis de Sassoeiros com o Andre Lopes e Paulo Lucas durante um ano e meio e agora estou a treinar no Clube de Tenis em Vanicelos com o Joaquim Nunes onde ja estou a treinar desde Setembro.


2) Qual é o teu horário de aulas de ténis? Qual a tua situação a nivel do ensino escolar?
Treino todos os dias da semana, durante 2 horas , enquanto que nos fins de semana é pra jogar torneios.
Na escola estou no 11º ano e no curso de Ciencias e Tecnologias.


3) Quais são os momentos mais felizes da tua carreira, que desejas destacar?
Quando consegui atingir alguns dos meus objectivos desportivos,tais como, fazer parte das 8 convocadas para o estagio da selecção, ter o estatuto de alta competiçao e ganhar campeonatos regionais.



4) Quais são os teus objectivos pessoais e desportivos?
Tenho como objectivos desportivos ganhar o campeonato regional de sub 18 e de seniores, e ainda fazer um bom resultado no Campeonato Nacional de sub 18.
A nivel pessoal, por enquanto, so quero acabar o 12º ano e depois logo se vê.


5) Quais são as maiores dificuldades que tens sentido para os conseguir atingir?
Conciliar o tenis com a escola, devido aos horarios, onde se torna bastante cansativo "mas quem corre por gosto nao cansa".


6) Quais são as teus jogadores/as preferidos/as?
Não tenho, gosto de todos, pois todos jogam o desporto que eu gosto


7) O que gostas de fazer nos teus tempos livres?
Ouvir musica, ler, ver filmes, computador e estar com os amigos.

quinta-feira, abril 01, 2010

IX ACÇÃO FORMAÇÃO NACIONAL DA APTT

“MINDSET”
JACKIE REARDON

 

Data: 10 e 11 de Abril de 2010
Local: Centro de Ténis das Olaias – www.urbantenis.pt
Duração: 12 horas (vale 1 crédito FPT)
Inscrições: por e-mail (aptt@mail.telepac.pt) ou Fax (214 421 143)

 
Contactos:

 

Destinatários:
§ Treinadores em geral;
§ Jogadores;
§ Agentes ligados à modalidade;
§ Agentes ligados às Ciências do Desporto e Psicologia.

Programa:
Sábado 10 de Abril das 14h30 às 18h30m
Domingo 11 de Abril das 9h30m às 17h

 

Auto-eficácia

"A Auto-eficácia funciona como um determinante do modo como as pessoas agem e comportam-se, dos seus padrões de pensamentos e das reacções emocionais que experienciam em situações de realização"
(BANDURA, 1995).



          A auto-eficácia segundo Bandura (1990) varia de momento para momento, de situação para situação, não sendo um traço estável de personalidade, além de ser específica a certo tempo e ambiente, podendo oscilar muito.




         No inicio de um jogo, a maioria dos atletas não se sentem seguros e confiantes para arriscar jogadas ou para jogar como de costume, isso pode ser causado pela presença de um novo ambiente onde o atleta se sente um ser estranho ao local e a tudo o que tem a volta dele, por isso entram inseguros e com medo de perder os pontos.


        Esse medo vai sendo perdido de acordo com a própria performance do atleta, onde o mesmo com o passar da encontro vai se acostumando às condições ambientais que lhe são impostas e passa a jogar com menos pressão e consequentemente a sua confiança aumenta para tentar jogadas mais arriscadas, o que só acontece quando a confiança está conquistada.



          O comportamento da maioria dos tenistas é alterado por factores externos, sinal de imaturidade, falta de concentração e confiança em si, por tentarem usar factores externos para justificar possíveis falhas. Um grande número é influenciado por factores do jogo, como pontos a favor ou contra (o contra sempre é atribuído como falha própria e nunca como mérito do adversário) e erros em situações em que isto não é admitido (pode ser sinal de descontrole emocional e ansiedade), isso diminui a confiança do atleta que começa a questionar se é capaz de acertar essas bolas novamente.

         Os tenistas, na sua maior parte, perdem a confiança quando cometem erros em bolas fáceis, por não aceitarem o erro naquela situação; por errarem as bolas mais fáceis e não acreditarem que são capazes de acertar em qualquer outra bola.



         Quando estão numa situação desconfortável, que é a de ser explorado nas suas deficiências, os atletas na maioria das vezes alteram o seu comportamento táctico, mudando a estratégia na partida, pois sentem-se muito seguros nos seus pontos fortes querendo usá-los para esconder os fracos, em algumas situações mudam a técnica para tentar acertar ou pelo menos devolver as bolas, sinal de total insegurança no golpe e em si para executá-lo. Outros atletas continuam com a mesma técnica porém tentam não arriscar até que sua confiança seja restaurada por uma sequência de golpes bons ou pela própria percepção de que esteja a executar o golpe da maneira certa.



Nota: O estudo completo pode ser encontrado em: http://www.efdeportes.com/efd93/autoefic.htm

Direito do Desporto

Mais um Evento para os amantes do Desporto, neste caso do Direito do Desporto. No seguimento da situação juridica atribulada no futebol português, será interessante perceber o que se passa "por dentro" dos casos. Para mais informações é favor contactar por luisferreira_7@hotmail.com

Nota: Clicar nas imagens para aumentar o seu tamanho